Não leia este artigo, a menos que seu sonho seja se tornar um mangaká.
- O Mangaká
- 26 de ago. de 2020
- 7 min de leitura
Atualizado: 3 de set. de 2020
Se você caiu aqui de paraquedas, é porque você deve ser apaixonado pela cultura japonesa e vive lendo mangás e assistindo animes por ai, ou quem sabe você tenha o sonho de se tornar um mangaká..
Acertamos?
Se a resposta for sim, você caiu de paraquedas no lugar certo. Seja muito bem vindo :)
Sem mais enrolações, vamos começar..
...pelo inicio...
Se você desenha ou lê mangá, talvez já tenha passado por essa situação..
Você chega na pessoa e fala que lê ou desenha mangá... A reação dela é exatamente essa..
Ela: Mangá? Oque é isso?.. é de comer?
Você responde: .. “desenho japonês,”...
Ela te olha com um ponto de interrogação gigantesco ..
Você diz: ..” anime,.. sabe”...
Ela continua te olhando: “???????”... há um silencio por alguns segundos hehehe..
Você responde mais uma vez:...” já viu Cavaleiros do Zodíaco.. Dragon Ball.. Naruto...”
Ai ela finamente entende: ..” aaa sim... agora eu sei.. que legal”..
Temos que confessar que é um pouco desconfortável e engraçado rsrsrs, talvez você tenha passado por algo semelhante. Mas parando para pensar, você já se perguntou..... “afinal, oque é um mangá?”
Agora sim chegamos a um ponto importante dessa nossa conversa, senta ai que nós vamos responder essa pergunta .
Afinal, oque é um mangá?
A maioria das pessoas já sabe que o mangá, nada mais é do que “história em quadrinhos feita no estilo japonês”, que você pode encontra-los nas bancas ou na internet, e que na maioria das vezes, são os mangás que dão origem aos animes, certo?
Sim, mas não é só isso, muita coisa aconteceu, para que você possa encontrar seu mangá favorito nas bancas hoje em dia.
Nós sabemos que toda parte teórica é chata, mas também sabemos que se você ainda está lendo isso, é porque é apaixonado por mangás assim como nós, e gostaria de entender mais sobre este universo. Então lhe faremos uma proposta...
Eis aqui a nossa maquina do tempo, ela o levara ao passado, onde tudo começou, cabe a você se tornar o protagonista dessa história e viver grandes aventuras.

(nossa roteirista imagina uma maquina do tempo em forma de cabine telefônica hehehe)
Eaii? Você aceita?
Ótimo!!! Assim que iniciar sua jornada, nós estaremos aqui transmitindo tudo, página por página.
Ok!!! Para começarmos a viajem, basta você entrar na maquina...
.. feche a porta.. cuidado com os botões... muito bem..
..Esta vendo este botão grandão ai em cima ? Aperte ele!
..Não consegue ver? .. humm.. as vezes isso não funciona direito...
Precisamos que use mais a sua imaginação!
Isso, agora sim, consegue ver não é... pois bem.. aperte logo, vamos.. não tenha medo... aperte ...

...

...
Muito bem,você chegou ao seu destino.. foi exatamente neste momento onde tudo começou..
VOLUME 01 – A origem.
Tudo se iniciou no período Nara (VIII d.C.), onde o mangá surgiu com os primeiros rolos de pintura japonesa, o chamado Emakimono, ou Emaki se preferir, os primeiros Emakis eram uma cópia das artes chinesas, que separavam textos de pinturas, porem na metade do século XII surgem os primeiros Emakis com estilo japonês.
Ok , mas oque é um Emaki?
Emaki é um rolo, feito de papel, seda e linho, conectados na horizontal formando uma tela longa, que se enrolava e desenrolava, esse pergaminho apresentava imagens e textos (às vezes somente imagens) que juntos contavam uma história a medida que era desenrolado.

O pergaminho mais antigo existente é o Einkakyo.
Os emakis contavam histórias, de romances, batalhas, religiões, contos, transmitiam valores morais, informações culturais e muito mais.
Eles são valiosos como materiais históricos e folclóricos por mostrarem informações valiosas ,como roupas, comida, arquitetura, armas etc..
Ao criar um emaki, o artista usava muitas técnicas para envolver o espectador com a história.
O gênero Yamato da pintura que surgiu durante o período Heian, se tornou uma das características do emaki japonês.

Um dos emakis mais estudado é o Genji Monogatari emaki.

Muito bem.. Agora que nós já sabemos oque é um Emaki... Podemos continuar nossa viajem...
Por favor, aperte o botão mais uma vez..
(desenho do botão)
Agora estamos no período Edo, aqui os rolos foram substituídos pelos livros, e as ilustrações eram mais voltadas para romances e poesias.
No século XVII, surgiram os livros ilustrados chamados Kibyoshi, você sabia que eles podem ter sido os primeiros quadrinhos do mundo?

E ainda no mesmo século, surgiram também os Toba-e, com ilustrações humorísticas.

Ok.. ok.. Mas oque isso tem a ver com os Mangás de hoje? Para que você possa entender, precisamos viajar um pouco mais...
Já chegou? Nem tivemos tempo de dizer “aperte o botão” hehehe
Pois bem, você acaba de chegar a metade do século XIX, aonde o humor gráfico europeu chega ao Japão através dos cartunistas, oque influenciou muito no futuro dos mangás..
Por exemplo, um cartunista que teve muita influência foi Charles Wirgman.

Ele criou um jornal de sátiras chamado Japan Punch, em 1862 em Yokohama, a maioria de seus desenhos trazia balões de dialogo, ele ensinou técnicas ocidentais de desenho e pintura para artistas japoneses.

.. hora de apertar o botão mais uma vez, afinal precisamos continuar..
O ano é 1874, devido a grande influência pela Japan Punch, foi criada a primeira revista de mangá, ela se chamava Eshinbun Nipponchi.
Era de um estilo de desenho simples, e infelizmente não se tornou popular. (teve somente três edições)
Porem no ano seguinte em 1875, foi lançada a revista Kisho Shinbun, que foi inspirada por Eshinbun Nipponchi, que foi seguida por MaruMaru Chibun em 1877 e em seguida Garakuta em 1879.
Foi também em 1877 que o primeiro livro infantil estrangeiro foi lançado, uma obra considerada uma das precursoras dos quadrinhos. Chamava-se Max Und Moritz.

Um pouco mais a frente no ano de 1882, outro europeu chega ao Japão. Esse europeu era “Georges Ferdinand Bigot”, ele ensinou a arte na escola militar e em 1887, fundou a revista satírica chamada Tõbaé.

Você não fazia ideia que esta jornada poderia ser tão longa não é mesmo?
Mas vamos continuar, a muitas coisas que precisamos saber para que tudo faça sentido.
Em 1895 foi criada a primeira revista Shonen chamada, Shonen Sekai, que teve grande influência sobre a guerra Sino- Japonesa, neste período os mangás eram conhecidos como “Ponchi-e”.

Assim a expansão das técnicas europeias resultou em uma lenta e segura produção de artistas japoneses. Sendo um deles “Rakuten Kitazawa”, seu mangá Tagosaku to Mokube no Tokyo Kenbutsu, em 1902 é considerado o primeiro mangá no seu estilo moderno, ele foi influenciado por quadrinhos norte- americanos, então em 1905 Kitazawa cria a revista chamada Tokyo Pakku.
E no mesmo ano foi lançada a primeira revista Shoujo chamada, Shoujo Sekai, que era uma versão feminina da Shonen Sekai.

Também foi lançada a Shonen Pakku, (Kodomo, voltada para crianças), essa revista também foi influenciada por uma revista estrangeira.
Depois da Shonen Pakku, Kodomo Pakku foi lançada em 1924, com arte de qualidade e alguns mangás apresentavam balões de fala, outros não. (mangás silenciosos ou mudos)
Kitazawa foi o primeiro a usar o termo “Mangá” como conhecemos.
Em 1923, Katsuichi Kabashima desenhava a tira Sho Chan no bouken “As aventuras de Sho-chan”, roteirizado por Oda Nobutsune para o jornal Asahi Graph.

Diversas séries surgem nos jornais japoneses na década de 1930.
Na metade dos anos quarenta toda a imprensa foi submetida á censura do governo, porem o governo não hesitou em usar os mangás para fazer propaganda.
Na década de 1930, os teatros de papel ambulantes, chamados Kamishibai, se tornaram muito populares, e são vistos como derivados dos emaki.

Personagens dos Kamishibai são vistos como precursores dos chamados “super- heróis”, também sendo adaptados em mangás, anime e filmes.
Publicado de maio de 1935 a janeiro 1941, Manga no Kuni , coincidiu com o período da Segunda guerra Sino- Japonesa (1937-1945). Manga no Kuni apresentou informações sobre como se tornar um mangaká e em outras indústrias de quadrinhos do mundo todo. Manga no Kuni mudou seu título para Sashie Manga Kenkyu, em agosto de 1940.
.. Nossa que jornada longa.. concorda? Não se preocupe, estamos quase lá, lembre-se, conhecimento sempre vale a pena..
Vamos lá... Após a segunda guerra mundial sob a ocupação americana, os mangakás sofrem grande influencia das histórias em quadrinhos ocidentais da época, traduzidas e difundidas em grande quantidade na imprensa cotidiana.
Os olhos arregalados associados ao mangá remontam ás ilustrações da revista shoujo durante o final do século XIX até o início do século XX.
Os ilustradores mais importantes associados a este estilo foram Yumeji Takehisa e particularmente Jun’ichi Nakahara, que influenciado pelo seu trabalho de criação de bonecas, desenhava personagens femininos com olhos grandes, na década de 1930. Isso teve uma influencia significativa no início do mangá (mangá shoujo).

(ilustrações de Nakahara)
Então em 1946 surge o primeiro mangá feito por uma mulher, a tira chamada Sazae- san de Machiko Hasegama.

É aqui que Osamu Tezuka, um artista influenciado por Walt Disney, revoluciona esta forma de expressão e da vida ao mangá moderno.

Características semelhantes as dos desenhos da Disney onde, olhos, boca, nariz, sobrancelhas, são desenhados de forma exagerada, para aumentar a expressividade dos personagens tornando possível sua produção.
Ele também introduziu os movimentos nas histórias, através de efeitos gráficos, como linhas que dão a impressão de velocidade ou onomatopeias, destacando todas as ações, e também pela alternância de planos e enquadramentos como os usados no cinema, assim as Histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.
Nesta época os mangás eram caros, por isso começaram a surgir livros produzidos com papel + barato e capa vermelha, tinham o tamanho de cartões postais, a pratica de alugar livros e revistas, passa a ser usada para os mangás .
Em 1947, Fukujiro Yokoi lança “ Fushigina Kuni no Putcha” (Putcha no país das maravilhas) que era comparado a “Tetsuwan Atom” (Astro Boy) de Osamu Tezuka.

(Fushigina Kuni no Putcha)

(Tetsuwan Atom de Osamu Tezuka)
Em 1963 Tezuka produz a primeira série de animação para televisão, através de seu próprio estúdio, a passagem do papel para o TV tornou-se comum e o aspecto comercial do mangá cresceu, mas Tezuka não estava satisfeito, com sua grande criatividade, ele explorou diversos gêneros, (na maioria das vezes os mangás eram voltados para crianças e jovens), assim ele inventou outros gêneros, como mangá para adultos nos anos 70, podendo abordar assuntos sérios e criar roteiros mais complexos.
Assim os mangás foram crescendo com seus leitores e diversificaram-se segundo o gosto de um público cada vez mais importante, assim sendo aceito culturalmente.
Finamente chegamos ao fim desta jornada, você deve estar cansado, assim como nós rsrsrs ...
Por favor, aperte o botão para retornarmos..
(desenho botão)
Agora que voltamos, e já sabemos tudo que aconteceu no passado, você deve estar se perguntando, e hoje? Como está o mangá hoje?
É agora que sua jornada realmente começa, a tantas coisas para explorarmos e aprendermos juntos, que iram render vários e vários capítulos incríveis.
Finalmente você terá a chance de responder todas as suas perguntas.. Então continue conosco e até a próximo volume ... Bye Bye
Comments